sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Paragrafando um capítulo

Escrever um TCC é complicado, mas de vez em quando nascem parágrafos fofos. Ainda podem ser editados, mas... Ahh, ficaram bonitinhos.
:)


Para recuperar um pouco deste referente histórico perdido na ânsia pelas notícias existe a reportagem. Menos concisa e mais envolvente, uma reportagem requer mais tempo e concentração para a leitura. Portanto, um jornalista que as escreve deve ter cuidados especiais com apuração e linguagem. Noblat diferencia os dois formatos dizendo que a “notícia é o relato mais curto de um fato. Reportagem é o relato mais circunstanciado” (NOBLAT, 2003). Ao lado dele está Nilson Lage, que distingue notícia de informação jornalística (categoria que inclui a reportagem) afirmando que “a notícia é mais breve, sumária, pouco durável, presa à emergência do evento que a gerou. A informação é mais extensa, mais completa, mais rica na trama de relações entre os universos de dados” (LAGE, 2004).

Tramas mais esclarecidas e contextos amplamente dimensionados ajudam os leitores a entender o que se passa na sociedade. E não há cidadania de verdade quando a população é ludibriada no direito à informação. Pena (2008) relembra os autores Bill Kovach e Tom Rosenstiel, defensores da ideia de que “quanto mais democrática uma sociedade, maior é a tendência para dispor de mais informações”. O que significa que as notícias não bastam se forem utilizadas apenas como ferramenta para distrair a atenção das verdadeiras conexões políticas, econômicas e culturais que permitem formar conhecimento e desmitificar as imagens espetacularizadas construídas pela mídia de massa.